Tuesday, July 14, 2009


SOM & FÚRIA - um breve (e sincero) comentário

O que vem sendo "Som & Fúria" para mim. Vamos lá:
- Atores sensacionais interpretando, com maestria, péssimos atores.
- Atores sensacionais interpretando, com maestria, atores sensacionais.
- Um diretor fantástico (Fernando Meirelles) conseguindo dirigir estes atores esplendidamente.
- Uma emissora conservadora aderindo a projetos alternativos, via o fabuloso Luiz Fernando de Carvalho ("Hoje é dia de Maria" e "Capitu") e, agora, com Meirelles.

É belo ver as interpretações. Hoje mesmo, fiquei emocionado com duas belíssimas cenas de Daniel de Oliveira, que vai do céu ao inferno em seu personagem de seu personagem: Hamlet! Todos sensacionais. Agora, meu destaque, talvez pela pouca fama, é de Cecília Homem de Melo, que interpreta uma secretária que convence mais do que se colocassem uma secretária de verdade. É belo ver tudo isso. Agora, é mais belo ainda ver que a televisão brasileira finalmente está sendo incrementada pela vanguarda dos grandes diretores que temos aqui, e que são muito mais reconhecidos internacionalmente do que "brasilmente".

Parabéns à Globo? Sei lá... parabéns, pelo menos, pra quem convenceu o diretor do Projac que projetos como esse também geram lucro. Neste caso, lucro financeiro à emissora (mesmo porque senão não haveria conversa, e isso não seria rodado) e lucro cultural ao povo que assiste à TV aberta.

Parabéns!

2 comments:

Maria Fe said...

abre parêntese: o que foi aquela cena da secretária levando a "porta na cara" ontem? amei a cara dela dando e recado e depois ficando ali, plantada, esperando um diálogo.
E pra mim, como te disse, TODOS estão muito bons!! O "crianção" ontem tb foi ótimo!! rs

Master said...

eu estou muito apaixonado pela série.

é injusto falar de atores em específico, o elenco todo roda como uma máquina harmoniosa, uma química impressionante... mas, sério, você viu bem a cena da Helen interpretando a mentira sobre o afogamento da Ofélia? O que Andréa Beltrão fez ali não tem condição! Dan Stulbach é e está incrível, Daniel de Oliveira é exagerado e sutil ao mesmo tempo. E a Mariazinha Flor? Aaah, uma lindeza... estou encantado com ela. No primeiro episódio eu tive a impressão de que Pedro Paulo Rangel era o melhor ator que eu já vi, mas pude ver depois que a série viria a me surpreender da melhor forma possível em se tratando das atuações... falamos aquele dia que Felipe Camargo talvez esteja um pouco aquém do Dante, mas sei lá, hoje vejo que poucos teriam o carisma que ele tem, e que o Dante exige, por ser doido de pedra e arrogante. Difícil ter um protagonista assim sem carisma.

E é tudo temperado por aquela fotografia extraordinária! Não sei se o Meirelles tem metido o dedo na concepção visual, mas tem elementos ali na fotografia que me lembram "Blindness"... tomadas com objetos desfocados na frente da cena, personagens contra vidros e reflexos, persianas... O que difere é tudo muito sombrio ao invés da brancura estourada do filme. Uma belezura! É um palco de teatro iluminado.

O texto é sagaz e o roteiro evolui, a série (ou peça?) anda, flui...

Enfim, se eu conhecesse shakespeare além de Romeu & Julieta e Sonho de uma Noite de Verão, acho que gostaria ainda mais... tem muitos elementos perdidos aqui e ali que eu não percebo por pura ignorância.

Tenho ido dormir tarde, e fico meio zumbi no CTI, mas tem valido à pena, hehe... há tempos não tenho tanto prazer em frente à TV.