Wednesday, January 23, 2008

A difícil tarefa de viver as facetas da vida

Não é fácil ser “ser humano”. Nossa vida é repleta de sinuosidades, temperamentos, intempestividades. Aprendemos sempre a nos dar com nós mesmos, numa verídica faculdade, onde a aula é integral – 24 horas por dia, durante toda a vida -, o professor é o nosso próprio eu, (ou melhor, “eu´s”) e fazemos avaliações a todo o momento, com avaliadores severos, externos a nós. São os outros “eu´s” avaliando os seus “eu´s”. E as reprovações são muitas.
Uma das “matérias” que mais reprovam nesse meio é a questão relativa ao humor. Não há no mundo uma maior falha humana do que aquela que ocorre quando deixamos de ser o que éramos: seres mais felizes. Perdemos pontos de todos os nossos avaliadores. Parecem-lhe inadmissível que uma pessoa tão bem humorada, bem disposta, extrovertida e agitada tenha se tornado uma pessoa calma, reclusa no seu próprio abismo pensante, às vezes (nem sempre) indisposta e quieta. A recíproca não é verdadeira. Não passa pela cabeça dos avaliadores que esse indivíduo está com problemas. Ouvem-se cobranças do tipo “você não era assim” ou “noto que não queria estar aqui conosco”. Cobranças são sempre bem-idas, mas nunca bem-vindas.
Tem-se que entender melhor que os humanos são totalmente (e se houvesse uma palavra mais completa que essa ela deveria ser usada) influenciados pela completude das coisas que o rodeiam. Muda-se de ambiente de convívio, menos espaçoso, menos libertário, mais apático e mais impessoal, muda-se as compreensões de sua vida, as oportunidades fogem como seres alados, aumentam as necessidades, agita-se o espírito e chora a alma. Tudo gira em torno de vários giros em tornos das pessoas que o cercam. Tudo é uma rede de convivência entre humanos e não-humanos, que se transformam e transformam-se entre si, como bem expõe Bruno Latour.
A cobrança, a meu ver, é um instrumento que necessita de um pré-instrumento. Ao cobrar, o avaliador deve ter dado condições para que o indivíduo cobrado tenha tido a chance de não precisar ser cobrado. Uma mão, um sorriso, um não-cobrar...

1 comment:

Anonymous said...

seus avaliadores são seus amigos, e antes de cobrarem, eles conhecem vc. Por sorrisos, pelo olhar e não-olhar, por tantas mãos e pés e braços e suor que trocamos. Pré-instrumentos.

bjs
Lara