Tuesday, February 28, 2006

Ciclo da Vida

O ser humano nasce, cresce... mas antes de crescer, ao nascer, o ser humano chora. É no choro, do filho e da mãe, que começa a vida.

O ser humano nasce, chora, dorme... e se alimenta. Ao sugar do seio materno o sustento dos seus pacatos dias, o ser humano ama. Mãe e filho se olham com a razão pura do amor, e o ser humano cresce. Não apenas biologicamente, mas também como ser humano que há de ser. Dos primeiros avisos sonoros, resmungos, surgem os primeiros encontros vocálicos... e o ser humano fala.

O ser humano pede, exige, cai... cresce. Além do conhecimento informal (que faz do ser humano um autêntico ser humano), entra para a escola: o conhecimento formal. E o ser humano cresce.

O ser humano ama. Pela primeira vez ele percebe que existe adrenalina em seu corpo, no seu ensejo incontrolável pela pessoa amada. O ser humano é iludido. Ele perde o amor pela pessoa amada. Às vezes há sensação de perda quando na verdade tudo não passou de esperança não concretizada. Sempre amou, mas nunca o amaram em reciprocidade. E o ser humano volta às origens... ele chora... ele cresce.

Aos poucos a imensidão imensurável daquele vazio, num silêncio profundo, em meio a seus prantos, ressurge de sua ilusão e sorri para si mesmo. No momento, não espera reciprocidade de alguém, mas oferece o amor recíproco em seu peito almejado por uma pessoa feliz, um ser humano... que não se iludiu, não perdeu, não chorou... mas cresceu.

O ser humano chega, então, ao estágio da reprodução. Aqui ele reproduz não apenas seu próprio eu, mas também todos os conhecimentos obtidos ao longo de sua vida. O ser humano sente necessidade de recalcar em seus filhos os desejos oprimidos desde muito tempo até os futuros... e o ser humano cresce.

O ser humano vê suas origens nos filhos... e envelhece. Olha para trás e percebe que viveu pouco o pouco que viveu. Tenta aconselhar os outros a deixarem suas vidas serem curtas... em vão... seres humanos só dão valor à vida quando esta está no fim.

O ser humano aprende com a nova geração... novos conceitos, novos estilos, tradições... e o ser humano cresce. De seus cabelos brancos nasce a vontade de voltar atrás e refazer a vida... o ser humano, renasce pelo choro que escorre em suas rugas...

O ser humano morre.

No comments: